• RSS

30.8.09

Esperando nada ao sol de domingo


É domingo.
Pra mim os domingos são altamente imprevisíveis. Já aprendi a não fazer grandes projeções, a não lhes dar nenhum crédito.
Decidi estender essa minha teoria para qualquer nebulosidade que não me permita distinguir o que se esconde além do próximo passo.
Esperar nada não significa estar despreparado para o que quer que se interponha no caminho.
Esperar nada significa aceitar que nem tudo segue o trajeto que definimos, apesar do destino final continuar inalterado. E são exatamente essas meandros, carregados de cores, perfumes, sons, e, principalmente, pessoas que encontramos pelo caminhar, que nos arrastam da nossa insignificância.
Esperar nada exclui automaticamente grandes expectativas, porém nos brinda com as melhores surpresas, nos momentos mais inesperados.
De nada adianta antecipar certas emoções - todos os sentimentos têm hora certa para aflorar.
Sofrimento antecipado gera angústia, e sofre-se em dobro.
Ao mesmo tempo em que felicidade antecipada, gritada aos quatro cantos, pode não ser confirmada, restando apenas o eco e a esperança desolada.
Planejamento pressupõe riscos, possibilidades, razão, sensatez. Diferente desse jogo cego de expectativas infrutíferas. Permito-me, pois, àquele, acompanhado de uma boa dose de realismo e objetividade.

O domingo é ensolarado, dos que exigem maior esforço para não sair sonhando e acumulando falsas esperanças.

3 comentários:

primo disse...

Concordo! Com tudo! Domingos são imprevisíveis. Quando tu menos espera alguém grava "As time goes by". hehehe

Tá, tirando a brincadeira, gostei da reflexão. O domingo é meio que uma introdução da semana, e, muitas vezes, o que acontece nele se reflete nos dias seguintes. Interessante isso de ser imprevisível. Vou pensar no assunto, e, quem sabe, vira um post lincado com o teu!

Unknown disse...

Que massa luiza, descobri hj que vc tinha um blog... muito bem escrito por sinal :).
Me identifiquei muito com esse trecho do seu texto:
"Sofrimento antecipado gera angústia, e sofre-se em dobro.", isso define muito bem parte da minha personalidade, e digo que dobro é pouco... Ao contrario do que vc descreveu, eu espero tudo de todas as situações, sou uma pessoa que pensa muito (entenda demais) no que esta por vir.
Bom, é isso ai, gostei bastante do teu blog, vc escreve muito bem.

beijos(joão, primo da renata)

Unknown disse...

Oi Lú, como tu escreve beeem :)
Adorei tua reflexão, e eu sofro em dobro sempre, vou tentar não esperar nada de nada , vejamos se dá certo
Beijão